Tendinite

body-2703405_960_720

Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. A tendinite é apenas um dos problemas que podem acometer o trabalhador.

Tendinite é geralmente um tipo de lesão que surge usualmente através do esforço por repetição, onde o tendão é repetidamente esticado até formar lágrimas minúsculas. As articulações mais propensas a tendinites incluem o ombro, punho, joelho, canela e calcanhar.

Os movimentos repetitivos que requerem aplicação de força estão entre as principais causas destas lesões, a par das vibrações, das temperaturas extremas, da carga que os músculos têm de suportar e das posições inadequadas do trabalhador.

Há ainda outras causas, chamadas organizacionais: trabalhar horas em demasia a um ritmo excessivo, trabalhar em linhas de montagem sem pausas ou com pausas insuficientes para permitirem o repouso mínimo.

Estas doenças são consideradas profissionais porque, a par do grande sofrimento pessoal, são responsáveis por elevado absentismo laboral e quebra de produtividade.

As empresas devem estimular seus funcionários a praticarem exercícios laborais que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados.



Conteúdo Relacionado

Estudo evidencia ganhos econômicos quando a legislação trabalhista é cumprida Um estudo recente feito por economistas da Escola de Negócios da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harva...
Ergonomia – NR17 Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às carac...
Os problemas de saúde causados pelo trabalho noturno Em todo o mundo, milhões de pessoas trabalham à noite. Há poucos dados oficiais, mas de acordo com um estudo realizad...
Cuidados com a Saúde Ocupacional Existem doenças que são causadas tanto em decorrência das atividades do ambiente corporativo, quanto fora dele, e que...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *