Tendinite

body-2703405_960_720

Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. A tendinite é apenas um dos problemas que podem acometer o trabalhador.

Tendinite é geralmente um tipo de lesão que surge usualmente através do esforço por repetição, onde o tendão é repetidamente esticado até formar lágrimas minúsculas. As articulações mais propensas a tendinites incluem o ombro, punho, joelho, canela e calcanhar.

Os movimentos repetitivos que requerem aplicação de força estão entre as principais causas destas lesões, a par das vibrações, das temperaturas extremas, da carga que os músculos têm de suportar e das posições inadequadas do trabalhador.

Há ainda outras causas, chamadas organizacionais: trabalhar horas em demasia a um ritmo excessivo, trabalhar em linhas de montagem sem pausas ou com pausas insuficientes para permitirem o repouso mínimo.

Estas doenças são consideradas profissionais porque, a par do grande sofrimento pessoal, são responsáveis por elevado absentismo laboral e quebra de produtividade.

As empresas devem estimular seus funcionários a praticarem exercícios laborais que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados.



Conteúdo Relacionado

PCMAT – NR 18 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção – PCMAT, obrigatória a elaboração ...
Exames Ocupacionais Lista de Exames Ocupacionais: Exame admissional Deve ser realizado antes que o trabalhador seja admitido. São rea...
Análise Preliminar de Risco – APR Consiste no estudo durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se deter...
PCMSO: Entenda a sua importância! O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela norma nº 07 do Ministério do Trab...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *