Tendinite

body-2703405_960_720

Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. A tendinite é apenas um dos problemas que podem acometer o trabalhador.

Tendinite é geralmente um tipo de lesão que surge usualmente através do esforço por repetição, onde o tendão é repetidamente esticado até formar lágrimas minúsculas. As articulações mais propensas a tendinites incluem o ombro, punho, joelho, canela e calcanhar.

Os movimentos repetitivos que requerem aplicação de força estão entre as principais causas destas lesões, a par das vibrações, das temperaturas extremas, da carga que os músculos têm de suportar e das posições inadequadas do trabalhador.

Há ainda outras causas, chamadas organizacionais: trabalhar horas em demasia a um ritmo excessivo, trabalhar em linhas de montagem sem pausas ou com pausas insuficientes para permitirem o repouso mínimo.

Estas doenças são consideradas profissionais porque, a par do grande sofrimento pessoal, são responsáveis por elevado absentismo laboral e quebra de produtividade.

As empresas devem estimular seus funcionários a praticarem exercícios laborais que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados.



Conteúdo Relacionado

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR9 Esta Norma Regulamentadora estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os emprega...
Você sabia que 40% dos acidentes de trabalho são causados por quedas? Ministério do Trabalho eleva as exigências para trabalho em altura Empresa que descumprir pode ser embargada ou int...
Estudo evidencia ganhos econômicos quando a legislação trabalhista é cumprida Um estudo recente feito por economistas da Escola de Negócios da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harva...
Investir em programas de bem-estar no ambiente de trabalho resulta em ganhos para todos Existem várias definições de promoção da saúde que podem ser consideradas. Em 1920, Charles-Edward Amory Winslow d...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *