Análise de drogas em cabelo: entenda o exame toxicológico

Análise de drogas em cabelo, entenda o exame toxicológico

Como a análise de drogas em cabelo prova que foram usadas substâncias psicoativas?

A análise de cabelo determina a presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. O processo analítico detecta drogas e metabólitos que foram absorvidos e permanecem fixos no cabelo meses após o consumo.

Tanto o cabelo como o pelo corporal crescem cerca de 1 cm por mês. Isto significa que uma amostra de 3 cm de comprimento, por exemplo, representa um período de aproximadamente 3 meses. Logo, uma amostra de cabelo de 12 cm representa um perfil de uso de 12 meses.

Em comparação com amostras de urina e saliva somente amostras de cabelo são capazes de determinar o uso de drogas por um período de meses ou anos.

img-drogas-cabelos

Como a droga migra para o cabelo

As substâncias se depositam no cabelo de várias maneiras, principalmente através da corrente sanguínea, mas também pode ocorrer através da transpiração e da oleosidade da pele.

Cada folículo de cabelo tem seu próprio suprimento de sangue.

À medida que o cabelo cresce, drogas e metabólitos são incorporados na porção interna do cabelo, conhecida como córtex e lá permanecem fixas.

 

Cálculo do período de detecção

O cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, com uma variação de 0,7 a 1,5 cm. Assim, a análise de segmento de um centímetro de comprimento fornece um perfil integrado do uso de drogas ao longo de um período de um mês. Demora cerca de 5 a 6 dias para que o cabelo cresça da raiz para aparecer acima do couro cabeludo e, portanto, estar disponível para a detecção.

À medida que o cabelo cresce e novas doses de drogas são ingeridas, o cabelo passa a funcionar como uma caixa-preta, registrando a história de consumo (ou abstinência) de drogas. Este atributo faz com que o principal benefício da análise de cabelo seja mostrar uma tendência do hábito de uso de drogas.

 

O que podemos analisar quando não existe cabelo?

O exame de cabelo (queratina) também pode ser feito com amostras de pelos de qualquer parte do corpo, como pelos das pernas, dos braços, das axilas, do peito e outros.

O cálculo do período de detecção para amostra de pelo é diferente do cabelo devido à sua fisiologia. O período de detecção do pelo é de 2 a 3 vezes maior que o cabelo. Por exemplo, para uma amostra de pelo ser representativa a um período aproximado de um ano, ela teria que ter, pelo menos, 4 cm de comprimento.

 

Por que a análise de cabelo é mais eficaz do que outros testes para drogas?

A análise de drogas em cabelo oferece um histórico confiável do consumo de drogas ao possibilitar o conhecimento do perfil do uso por um longo período de tempo.

 

Quando comparado a outros testes de drogas, o cabelo oferece:

  • Período de detecção longo: um segmento de cabelo medindo 3 cm, o indivíduo teria que se abster do uso de drogas por, pelo menos, 3 meses para a análise do cabelo se tornar negativa, em contraste a uma semana de abstenção no caso da amostra usada ser urina.
  • Coleta fácil e não constrangedora, em contraposição à coleta de urina que deve ser sempre testemunhada.
  • Mínimo risco de adulteração.
  • Resultados com maior sensibilidade: maior índice de detecções positivas do que o exame de urina.

 



 

Tudo o que você precisa saber sobre exames toxicológicos para motoristas

Drogas, Exame Toxicológico, prevenir | SET, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, Audiometria
Os Exames Toxicológicos se tornaram obrigatórios para motoristas profissionais do transporte rodoviário, assim como outros exames médicos.

Saiba mais sobre Exames Toxicológicos.

 

Exames Toxicológicos Obrigatório a Motorista em Rodovias | SET, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, AudiometriaSET • Medicina e Segurança do Trabalho
Tel.: 11 2786-6002 • WhatsApp: 11 96586-8955
E-mail: contato@setocupacional.com.br

 

Dúvidas?Entre em contato »

 



 

Exames Toxicológicos | SET, Alto do Tietê, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, Audiometria

SET • Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho

Soluções para empresas e corporações diversas, que estejam preocupadas em atender às exigências da legislação trabalhista, assim como garantir a integridade física e a segurança preventiva dos seus colaboradores.

 

Saiba mais sobre nosso trabalho:

  • Exames Médicos Ocupacionais, Audiometria e Exames Laboratoriais;
  • PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) – NR 18;
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) – NR 09;
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) – NR 07;
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) – Decreto 3.048/99 – INSS;
  • Laudos Técnicos de Engenharia (Insalubridade, Periculosidade, Elétrico, Ergonômico, etc);
  • Treinamentos, Cursos e Palestras (Trabalho em Altura, Espaço Confinado, CIPA, EPI, etc).

 

Veja mais em:Nossos Serviços »

 

Acesse nossa Página no Facebook e tenha conteúdo atualizado sobre este assunto.

 



Conteúdo Relacionado

Afastamento por Auxílio-Doença O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS afastado por uma doença ou acidente que...
Outras NRs Veja outras NRs: NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais NR-12 - Segurança no Traba...
Estudo evidencia ganhos econômicos quando a legislação trabalhista é cumprida Um estudo recente feito por economistas da Escola de Negócios da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harva...
Programa de Prevenção Respiratória – PPR É um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *