Saúde Ocupacional: Acuidade Visual
O exame de acuidade visual é um dos testes de avaliação ocular. Quando uma pessoa apresentar alterações na visão ou se for necessário testar sua capacidade visual, poderá ser feito este exame. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. De uma forma resumida, o exame especifica se a visão de uma pessoa está ou não funcionando normalmente.
O exame de acuidade visual é bastante utilizado na medicina do trabalho, em exames admissionais e demissionais e de rotina, analisando se a pessoa possui (ou não) déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa. A baixa acuidade visual pode resultar de um decréscimo da visão periférica, da perda da visão das cores, da incapacidade ou perda de aptidão do olho para se ajustar à luz, contraste ou brilho.
Quando o exame for aplicado por técnicos em enfermagem ou enfermeiros, é preciso que estes profissionais tenham experiência na avaliação, seja ela feita com ou sem o auxílio de optômetros – equipamentos que projetam a imagem da tabela de Snellen ou a geram diretamente em meios digitais, como monitores.
Estes profissionais serão os responsáveis por colocar os pacientes na correta distância da tabela de imagens, além de marcar exatamente em que ponto houve problemas com a leitura. É a partir destes dados que será possível oferecer uma boa avaliação médica e um laudo condizente com a realidade daquele paciente, possibilitando um tratamento adequado.