O Absenteísmo Compromete o Resultado das Organizações
As faltas e atrasos de colaboradores no trabalho são grandes problemas para as organizações, visto que certas atividades têm seu grau de valor considerável, e a ausência do colaborador pode causar impactos na organização.
Além de causar um péssimo efeito na rotina da organização, a ausência de funcionários também pode ser um sintoma da falta de motivação. Para isso, é fundamental proporcionar um ambiente sempre limpo e organizado, com toda a infraestrutura necessária para a execução das tarefas diárias e um clima organizacional agradável.
Quando o ambiente de trabalho é bastante insalubre e a empresa não provê a segurança adequada ao funcionário, há a possibilidade do absenteísmo por patologia profissional (associado a acidentes de trabalho).
As causas são variáveis, e podem estar associadas:
– Volume excessivo de trabalho
– Más condições para desempenho das funções
– Baixo reconhecimento
– Estresse
– Pressões
– Mau relacionamento da equipe
– Ergonomia do ambiente de trabalho
A maioria das ausências são justificadas por atestados médicos, o que não significa que todas as ausências sejam sempre decorrentes de causas médicas. Visto que quando há faltas leves, no caso, faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas, é possível advertir o colaborador pelo ocorrido e registrar documentos.
A primeira coisa a se fazer para conhecer os motivos das ausências é uma análise que embasará o plano de ação contra o absenteísmo. Deve-se levar em consideração o padrão de causas das ausências, como patologias de trabalho e fatores pessoais (estresse, falta de motivação, sobrecarga, etc).
As patologias de trabalho estão entre as principais causas do absenteísmo. Para evitá-las, as empresas devem promover a saúde interna com práticas de ginásticas laborais durante a semana. Os efeitos são bastante positivos, principalmente no que diz respeito a doenças como LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
Promover a saúde com ações práticas e o incentivo à alimentação saudável, diminui a incidência de doenças, como resfriados e problemas digestivos que são campeões em atestados médicos.