Tendinite

body-2703405_960_720

Não são poucos os casos de afastamentos por licenças médicas em decorrência de doenças provocadas pelo esforço repetitivo. A tendinite é apenas um dos problemas que podem acometer o trabalhador.

Tendinite é geralmente um tipo de lesão que surge usualmente através do esforço por repetição, onde o tendão é repetidamente esticado até formar lágrimas minúsculas. As articulações mais propensas a tendinites incluem o ombro, punho, joelho, canela e calcanhar.

Os movimentos repetitivos que requerem aplicação de força estão entre as principais causas destas lesões, a par das vibrações, das temperaturas extremas, da carga que os músculos têm de suportar e das posições inadequadas do trabalhador.

Há ainda outras causas, chamadas organizacionais: trabalhar horas em demasia a um ritmo excessivo, trabalhar em linhas de montagem sem pausas ou com pausas insuficientes para permitirem o repouso mínimo.

Estas doenças são consideradas profissionais porque, a par do grande sofrimento pessoal, são responsáveis por elevado absentismo laboral e quebra de produtividade.

As empresas devem estimular seus funcionários a praticarem exercícios laborais que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados.



Conteúdo Relacionado

Atividades e Operações Perigosas – NR 16 Regulamenta as atividades e operações legalmente consideradas perigosas. A elaboração de Laudo Técnico de Pericu...
Análise Preliminar de Risco – APR Consiste no estudo durante a fase de concepção, desenvolvimento de um projeto ou sistema, com a finalidade de se deter...
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR5 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorre...
Síndrome de Burnout: do entusiasmo ao esgotamento profissional Na década de 70, o psicólogo Herbert J. Freudenberger foi um dos primeiros a observar alterações significativas de h...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *