Tire todas as suas dúvidas sobre estabilidade dos cipeiros

CIPA, cipeiros | prevenir | SET, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, Audiometria

Para que serve a estabilidade na CIPA?

A estabilidade da CIPA não foi criada para ser um benefício pessoal ao cipeiro. Ela é um instrumento para garantir ao membro da CIPA autonomia suficiente para desempenhar a sua função na CIPA. Em outras palavras: poderão existir momentos em que o trabalhador terá que cobrar do empregador soluções e ações corretivas e nessa hora a estabilidade o protege de ser demitido injustamente.

A súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) enunciado n° 339, item II – Nos mostra que:

A estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa…

Logo, como vimos, a estabilidade tem a única função de proteger o cipeiro de possíveis represálias vindas do empregador.

De quanto tempo é a estabilidade da CIPA?

NR 5.8 – É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.

Como vimos no parágrafo acima. A estabilidade começa no ato da candidatura e se estende até um ano após o final do mandato. Então o tempo de estabilidade é de 02 anos.

Como fica a estabilidade quando o cipeiro é reeleito?

No caso de reeleição, a estabilidade começa a contar novamente, ou seja, não é cumulativa. Não existe a possibilidade do membro de CIPA somar o restante da garantia de emprego com a do novo mandato.

Ao ser reeleito o cipeiro volta a ter dois anos de garantia de emprego. Um ano durante o mandato e um ano pós-mandato.

O suplente da CIPA tem direito à estabilidade?

Sendo o suplente também um membro eleito da CIPA, logo ele também goza dessa estabilidade.

Devemos também considerar a Súmula n° 676 do TST – Tribunal Superior do Trabalho que registrou que o “suplente da CIPA goza da garantia de emprego” prevista no art. 10, II, “a”, do ADCT a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. E isso sim, traz um ponto final à questão.

Os indicados (Designados) pelo empregador têm estabilidade?

A estabilidade só se estende aos membros eleitos pelos empregados. Logo, o indicado não tem direito à estabilidade (NR 5.8).

O secretário da CIPA tem direito à estabilidade?

A estabilidade só se estende aos membros eleitos da CIPA. Já que o secretário da CIPA não foi eleito pelos funcionários não tem direito a estabilidade (NR-5.8).

O cipeiro pode renunciar ao mandato da CIPA ou pedir demissão?

Só conheço uma forma reconhecida por lei: faltar a mais de 04 reuniões ordinárias SEM JUSTIFICATIVA e assim segundo a NR 5.30 perderá o mandato.

Outra forma é assinar uma carta de próprio punho solicitando desligamento justificando a solicitação. Esse método ainda não tem amparo legal, mas, quando acompanhada pelo sindicato é bem confiável.

Para a segurança total da empresa sugiro o uso do Decreto Lei n° 5.452 de 01 de Maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho), artigo 500.

O pedido de demissão do empregado estável só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato e, se não o houver, perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho (Fonte: Jus Brasil).

Procurar o sindicato levando uma carta de renúncia é uma ótima forma de evitar problemas posteriores. A assistência sindical é fundamental.

Um funcionário em período de experiência pode se candidatar na CIPA?

Pode. A NR-5 não restringe a participação de funcionário em período de experiência na eleição da CIPA.

Mas e se o funcionário em período de experiência for eleito e não passar na experiência?

O contrato de experiência tem duração de no máximo 90 dias (CLT 451). Sendo assim, dentro desses 90 dias (período de experiência) o cipeiro poderá ser demitido normalmente. A estabilidade ainda não o alcançou. Após os 90 dias, o contrato de trabalho se torna sem data de vencimento, e só a partir desse período passa a vigorar a estabilidade do referido cipeiro. Existem várias decisões já firmadas nesse sentido (no entanto, verifique sempre com seu sindicato para evitar transtornos).

A estabilidade do cipeiro é absoluta?

Não. Se o empregador quiser demitir o cipeiro ele poderá. Para fazer isso, no entanto, o empregador deverá indenizar o cipeiro com o valor referente aos meses de trabalho correspondentes até o fim da sua estabilidade. Nesse caso é bom entrar em contato e buscar orientações e respaldo com o sindicato.

E se a empresa fechar? Acaba a estabilidade do cipeiro e posso demiti-lo?

A estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, e sim é uma garantia de que terá mais “liberdade” para cumprir o seu papel na CIPA, evitando represálias que poderiam surgir na execução do seu trabalho. Portanto, a estabilidade só tem razão para existir enquanto houver empresa. Se o CNPJ acabar, acaba junto com ele a CIPA.

Se a empresa encerrar suas atividades a estabilidade do cipeiro não existirá. Acabará junto com a empresa. A NR-5 item 5.1 nos garante isso. Não existe indenização nesse caso.

Em qual situação o membro da CIPA poderá perder o direito à estabilidade?

NR-5.8 – É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para o cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final do seu mandato.

Concluímos que o cipeiro poderá perder a estabilidade e o emprego se for por justa causa. Logo é um engano pensar que ele é intocável.

Como vimos, a sua blindagem tem muito fundamento, mas só será útil se ele se portar corretamente.

A estabilidade também poderá ser perdida junto com o mandato quando o cipeiro faltar mais de 04 reuniões ordinária sem justificativa (NR-5 item 5.30). É importante que antes que a empresa pense em retirar a estabilidade por causa das faltas ela esteja resguardada de forma documental.

Em toda reunião de CIPA na própria ata deve haver um campo para assinar a presença e nela deverá conter todas as faltas.

A saída do cipeiro deve também constar em ata. Fazendo isso a empresa evitará problemas posteriores.

Como é paga a indenização a um cipeiro, caso ele seja demitido por conta do empregador (sem consentimento da Justiça do Trabalho) antes do mandato acabar e sem justa causa?

Se ocorrer uma situação assim podem acontecer duas coisas a serem definidas pela Justiça do Trabalho:

1) A empresa terá que readmitir o funcionário e pagar os dias que o mesmo ficou parado;

2) A empresa terá que indenizar o cipeiro com pagamento de salário referente aos meses que equivalem ao final da estabilidade.

Lembrando que somente a Justiça do Trabalho pode determinar esse tipo de procedimento.

É um risco muito grande se no ato de demissão o empregador indenizar o cipeiro por conta própria. Mesmo sendo indenizado, o empregador poderá ser obrigado a reintegrar o funcionário ao trabalho, aja vista que a CIPA e a estabilidade não foi criada para gerar ganhos financeiros, e sim, garantir ao cipeiro condições de realizar seu trabalho na CIPA.

A justiça sempre pende para o lado do funcionário (parte mais fraca), por isso, não vale a pena que a empresa arrisque demitindo cipeiros e indenizando ao “bel prazer”. Se o cipeiro entrar na justiça e disser que foi “coagido” a aceitar a demissão, a coisa pode ficar feia para a empresa.

Fonte: Blog/site Segurança do Trabalho nwn.
Por: Nestor Waldhelm Neto

 



 

Estabilidade na CIPA, quando se aplica?

CIPA, cipeiros | prevenir | SET, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, Audiometria
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho visando a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Saiba mais sobre a CIPA.

 

Exames Toxicológicos Obrigatório a Motorista em Rodovias | SET, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança Ocupacional, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, AudiometriaSET • Medicina e Segurança do Trabalho
Tel.: 11 2786-6002 • WhatsApp: 11 96586-8955
E-mail: contato@setocupacional.com.br

 

Dúvidas?Entre em contato »

 



 

Cipeiros | SET, Alto do Tietê, Mogi das Cruzes, Medicina Ocupacional, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Alto do Tietê, Prevenção, Acidente de Trabalho, Funcionário, Trabalhadores, Doenças, PCMSO, PPRA, E.P.I., EPI, PCMAT, Laudos, Exames, Riscos Ambientais, CIPA, Treinamentos, Palestras, Audiometria

SET • Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho

Soluções para empresas e corporações diversas, que estejam preocupadas em atender às exigências da legislação trabalhista, assim como garantir a integridade física e a segurança preventiva dos seus colaboradores.

 

Saiba mais sobre nosso trabalho:

  • Exames Médicos Ocupacionais, Audiometria e Exames Laboratoriais;
  • PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) – NR 18;
  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) – NR 09;
  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) – NR 07;
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) – Decreto 3.048/99 – INSS;
  • Laudos Técnicos de Engenharia (Insalubridade, Periculosidade, Elétrico, Ergonômico, etc);
  • Treinamentos, Cursos e Palestras (Trabalho em Altura, Espaço Confinado, CIPA, EPI, etc).

 

Veja mais em:Nossos Serviços »

 

Acesse nossa Página no Facebook e tenha conteúdo atualizado sobre este assunto.

 



Conteúdo Relacionado

Treinamentos Principais Treinamentos: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – NR-5 Equipamentos de Proteção ...
Barulho excessivo no trabalho põe em risco a audição de milhões Furadeiras, britadeiras, buzinas, entre outros itens muito comuns no cotidiano, aliados a falta de conhecimento das norm...
Exames Toxicológicos para Motoristas – Tudo o que você precisa saber R$ 300,00 à vista!LIGUE AGORA: 11 2786-6002  •  11 96586-8955 No dia 2 de março de 2016, os exame...
Cuidado! Fones de ouvido causam danos auditivos irreversíveis Vivemos em um mundo onde todo o ambiente anda mais barulhento. O excesso de ruído pode ser ainda maior e perigoso para ...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *